4 aspectos no pós-vendas b2b

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Postado dia julho 25, 2018 por Carlos Bessa


Mesmo realizando as etapas anteriores do processo de vendas b2b, identificação de prospects, Importância do contato pessoal, Negociação e fechamento com as técnicas recomendadas é possível que no pós-venda o profissional de vendas b2b venha a falhar.
Existem alguma razões que tentam explicar este fato:
 
1) Metas de vendas muito ousadas, levam o profissional de vendas a estar sempre totalmente focado em novos negócios:
2) A estrutura de apoio de vendas da empresa oferece o suporte necessário, através de contato por telefone, pesquisas de satisfação, redes socais, e etc…
3) O profissional de vendas b2b não está capacitado a lidar com as eventuais insatisfações do cliente. Isto acontece porque nem sempre a um equilíbrio entre as expectativas do cliente e o resultado final da venda.
4) Falta de entendimento da importância do pós vendas para a saúde e continuidade do relacionamento com o cliente.
 
independentemente dos motivos, é fundamental que esta etapa do processo de vendas realizado, tanto para a satisfação do cliente como para o fortalecimento do relacionamento entre ambos.
É no pós vendas que existe a oportunidade de avaliar o resultado da entrega de sua venda.
Através desta avaliação é possível tanto alinhar eventuais expectativas frustadas, evitando assim que cresçam e possam até contaminar a possibilidade de acontecerem novas venda a este cliente, como até mesmo observar in loco quais os resultados alcançados pelo cliente, possibilitando que na próxima negociação seus argumentos estejam confirmados ou mesmo revistos, e, inclusive, o portfólio de soluções ao cliente seja readequado, tanto para introduzir novos produtos e serviços, como para eventualmente para suprimir, sempre a partir do foco na necessidade do cliente, pois é isto que ira garantir a continuidade do relacionamento profissional entre as partes.
Cada vez mais a tecnologia supre lacunas que favorecem ao controle do processo de vendas, no entanto o relacionamento humano ainda não foi substituído com eficácia, especialmente no processo de vendas b2b. Esta é uma grande oportunidade para quem se dedicar a crescer neste quesito.
 
 
 
Saiba mais nos links abaixo:
Idintificação de prospect em vendas b2b
A importância do contato pessoal na venda b2b
Negociação na venda b2b: Mitos e verdade
Fechamento na venda b2b: Como ser assertivo